Make your own free website on Tripod.com

Poderes do município

 

 

                  O Município possui os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário.  

                 

               *Poder Executivo

                  O Poder Executivo Municipal é encarregado de executar as leis. Atua dentro das suas limitações orçamentais e em harmonia com o Legislativo e Judiciário. 

                  Exercem, atualmente, o Poder Executivo, o Prefeito Nilson Nolêto de Sá e o Vice-Prefeito, Raimundo dinheiro de Azevedo.

 

              * Pequena biografia atual Prefeito:

 

                    Nilson Nolêto de Sá nasceu cm 29.03.43 na cidade de  Brejo do Faustino, município de Paraibano. Filho de Nilson                Nolêto de Sá e Antônia Rocha Sá Me, natural da família Nolêto e Sá de São João dos Patos e ela, da família Rocha, de  Buriti Bravo.

 

                 Nilson deu início aos seus estudos, em São João dos Patos, no Colégio Dr. Paulo Ramos, onde concluiu o primário em 1956. Seguiu para Floriano e Teresina, onde fez o curso ginasial, respectivamente nos ginásios Primeiro de Maio em Floriano e, Diocesano, em Teresina 0 último ano, concluiu no Ginásio Sta Teresinha, tam bem em Floriano. 0 2º grau, fez em Recife nos colégio Poto Carneiro, Pedro Augusto e Carneiro Leão onde concluiu o 2º grau, entrando, logo em seguida, para fazer o curso de medicina, na Faculdade de ciências medicas de Pernambuco, pertencente à fundação de ensino Superior de Pernambuco- FESP.  terminou o curso de Medicina no ano de 1969 e, logo, começou a atuar, profissionalmente no município de São João dos Patos, dando assistência aos Municípios de Sucupira Norte, Paraibano e Passagem Franca.

 

                    Nilson, com 4 meses de trabalho no Município, voltou, a  Recife, para casar-se com uma colega turma, a Sra A na Maria Lopes de Sá em 18.04.70, com quem teve filhos: Bedson José Lopes de Sá, Ariceli Maria Lopes de Sá e Ariana Maria Lopes de Sá. 

                    Nilson ingressou na vida política do Município, em 1985, quando foi nomeado Prefeito, no Governo de Luis Coelho Rocha, para o período de 1985/1986. Em reconheci­mento ao seu trabalho, voltou a ser eleito, pelo voto popular, cm 15 de novembro, com uma maioria de 1.047 votos.

 

                    Sua administração tem, como prioridade, a saúde, a educação o esporte, o lazer, o saneamento básico, a eletrificação  rural etc. 

               

                    *Poder legislativo 

                    A Câmara Municipal de São João dos Patos é composta por 13 membros, eleitos no pleito de 15 de novembro, para o mandato de 1989. Entre eles: 

                    *  Damião Morais de Almeida (Presidente da Câmara)

                    *  Antonio Luis Co&lho

                    *  Deodoro Carvalho de Santana

                    *  Edson Santana Nolêto

                    *  José Arimatéa de Sousa Lima

                    *  Lorenço da Silva Porto

                    *  Moisés Fernandes Murada

                    *  João Ribeiro Barros

                    *  Odimar Bandeira de Carvalho

                    *  Rilda Lucia Gomes de Sousa Oliveira

                    *  Jos6 Mario Alves de Sousa

                    *  Vicente Ribeiro Barros

                    *  Leônidas Pereira da Silva

 

                *Poder Judiciário

                    A Comarca de São João dos Patos pertencia à Comarca do alto Itapecuru, com sede em Picos, hoje município de Colinas. depois, então, a integrar a Comarca de Patos Bons, seguida de Passagem Franca e Barão de Igrajaú, sendo criada a Comarca de São João dos Patos, só em 23 de Dezembro de 1964. Altamente, é de 1º entrância, representada pelo juiz de direito, o Dr. José de Arimateia Corrêa Silva e o promotor de justiça, Dr. Dalardiel Almeida e Silva. Acham-se habilitados, ao exercício da profissão, 03 (três) advogados.