Make your own free website on Tripod.com

 Hidrografia

             São João dos Patos possui parte de sua hidrografia representada pelo rio Parnaíba. Principal acidente geográfico da região este rio banha o município apenas no sentido oriental e separa-o em. alguns pontos do Estado rio Piauí. 

Os seus principais afluentes, no município são Riachão São Bartolomeu, Belém D’ Anta, Macacos e Grande. 

            Rio Parnaíba 

A bacia do rio Parnaíba, tem, no Maranhão 64.790 Km2 de área, possuindo apenas um afluente importante, o rio Balsas, que corta terras do centro sul do Estado. 0 rio Parnaíba serve de fronteira entre o Maranhão e Piauí, desde as nascentes na Chapada das Mangabeiras até o seu delta no Oceano Atlântico 0 rio Parnaíba banha os Municípios Maranhenses de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso Benedito Leite, Barão de Grajaú São Francisco do Maranhão Parnarama, Timon, Coelho Neto, Duque Bacelar, Santa Quitéria do Maranhão Magalhães de Almeida e Arai6ses. 

            A sua importância para a região de São João dos Patos, reside no fato de que parte do território desse Município pertence à área Usina hidrelétricas Castelo Branco, construí­da sob a responsabilidade da Companhia Hidrelétrica de Boa Esperança —COHEB, empresa criada pela SUDENE, com a supervisão do ministério das Minas e Energia.

            Durante seis anos, numa região inóspita de difícil acesso, com clima rigoroso, trabalhou-se na construção da barragem, com recursos financeiros da SUDENE, ELETRO­BRÁS e BNDE. Em abril de 1970, o Presidente da Republica do Brasil, Emilio Garrastazu M6dici, inaugurou a Hidrelétrica Presidente Castelo Branco, com pot0ncia instalada de 216000 khw, beneficiando os Estados do Piauí e Maranhão. 

              Lagoas 

            As Lagoas do Município marcam a sua hist6ria: 

            · Lagoa São João

            · Lagoa dos Patos 

            Tomando, por base, a historia do Município, constata-se que a escolha do seu nome está ligada existência dessas famosas lagoas da região. 

        Açude 

           Existe, no Município, um saúde, denominado açude Grande, que serve para preven9ao do solo e ponto turístico, sendo constante as visitas dos patoenses ao local.